Agenda Internacional
  • Agenda Internacional

Agenda Internacional – Os Media e as Relações Internacionais

ISBN: 978-989-646-121-8

Coleção Manuais Pedagógicos

11,66 €
Com IVA

Discussão e o debate sobre temáticas que se encontram na interseção entre o estudo dos media e o estudo das relações internacionais.

Quantidade

Esta obra tem por objetivo promover a discussão e o debate sobre temáticas que se encontram na interseção entre o estudo dos media e o estudo das relações internacionais. 

 

Os media são perspetivados enquanto atores da sociedade civil transnacional com uma capacidade particular de influenciarem a tomada de decisões políticas nas áreas da política externa e das políticas estratégicas e de segurança.

 

O manual foi pensado para suprir algumas carências em termos da literatura existente, designadamente em língua portuguesa, sobre a questão da agência internacional dos media e da articulação entre estes e os aparelhos de decisão em política externa. 

 

Espera-se que o manual seja apelativo não só para os alunos que frequentam a unidade curricular de Agenda Internacional do ISCSP, mas também para os discentes e investigadores que se debruçam sobre a agência da sociedade civil transnacional e ainda sobre as questões relativas à Análise de Política Externa e aos Estudos de Segurança.

 

Temas abordados:

  • A relação entre os media e o sistema internacional contemporâneo. 
  • Os media enquanto forças de pressão organizadas. 
  • O enquadramento teórico da agenda internacional dos media
  • Conceitos de agenda-setting e de framing
  • Comunicação política internacional contemporânea. 
  • Agência dos media no plano da sociedade civil transnacional. 
  • A ação dos media em contexto conflitual, e no quadro de processos de securitização de políticas públicas de incidência internacional.

9789896461218

Referências específicas

Novo produto