Colonização Moderna, Descolonização e Dependência

ISBN: 978-989-646-091-4

Col. Estudos Políticos e Sociais

Com IVA

Compreensão e análise dos processos de colonização moderna e de descolonização.

Quantidade

Esta obra procura transmitir uma perspetiva histórica e comparativa dos processos de colonização moderna e de descolonização, enquanto movimentos políticos e sociais que originaram contactos entre culturas de continentes diversos, processos pacíficos e conflituosos dos quais decorreram difusões culturais e permutas de padrões culturais, originando a complexidade de relações que constituem a comunidade internacional no presente.

O estudo comparado das colonizações ocidentais, trata-se de uma das mais antigas tradições académicas do Instituto. O colonialismo clássico foi sucedido por novas formas de dependência, de neocolonialismo e de imperialismo. O objetivo desta obra é o de aflorar todos estes temas sucessivamente.

Temas abordados:
– Estudo dos fenómenos da colonização, da descolonização e da dependência pós-colonial.
– As duas ondas de expansão colonial europeia.
– As colonizações comparadas (portuguesa, espanhola, francesa, britânica, holandesa, alemã, belga e italiana).
– Independências, descolonização e neocolonialismo.
– O Estado pós-colonial.
– Subversão pós-colonial.
– A evolução da dependência.
– A guerra civil e as antigas colónias.
– Do neocolonialismo aos imperialismos do século XX.
– O caso da política externa norte-americana.
– O imperialismo russo.
– A China contemporânea e o imperialismo.

978-989-646-091-4

Referências específicas