Guiné-Bissau: Um Caso de Democratização Difícil (1998-2008)

ISBN: 978-989-646-105-8

Col. Estudos Políticos e Sociais

12,50 €
Com IVA

Tentar compreender a sociedade guineense na sua totalidade, com uma análise das suas particularidades, e dos estrangulamentos políticos e sociais que constituem sérios entraves à normal democratização do país.

Quantidade

Após a abertura democrática dos anos 90, a Guiné-Bissau tem vivido uma persistente instabilidade político-militar que a tem relegado para os últimos lugares do desenvolvimento mundial, não obstante possuir condições naturais, recursos humanos e relações externas suficientes para aspirar a um melhor desígnio.

Este livro procura contribuir para o debate sobre esta circunstância da Guiné-Bissau, ao trazer para a análise alguns elementos sociais e políticos da realidade guineense que têm concorrido para a sua disfuncionalidade enquanto Estado e democracia.
 

Temas abordados:

– A transição democrática em África
– Estado e democracia na Guiné-Bissau: o Estado da Guiné-Bissau; a elite política da Guiné-Bissau; o papel político dos militares; presidencialismo e personalização do poder; o princípio da fragmentação dos partidos; a visão patrimonial do poder; a luta pelo poder; a justiça e os Direitos Humanos; a sociedade civil; a liberdade de expressão e de imprensa; a africanização do voto.

Referências específicas