Marketing Político: Para uma Gestão Integrada da Política
ISBN: 978-989-646-088-4
Coleção Manuais Pedagógicos
As soluções de Marketing Político mais adequadas aos objetivos da organização política.
Este manual tem como principal objetivo possibilitar uma introdução ao estudo das questões que se prendem com a gestão da política, nomeadamente com a definição das tarefas de investigação, com a seleção das estratégias e com o planeamento e controlo das ações que a suportam, ou seja, com a conceção das soluções de marketing político mais adequadas aos objetivos da organização política.
O marketing político abraça a ciência política para ganhar capacidade de compreensão dos fenómenos associados à política, ao seu enquadramento institucional e ao processo de definição das políticas públicas e aproveita um largo conjunto de ensinamentos e de técnicas oriundas de variadas disciplinas, com vista a transformar a realidade analisada e apoiar as pretensões e as decisões dos responsáveis pela gestão da política.
Temas abordados:
O conceito de marketing: do transnacional ao relacional.
Marketing político e marketing comercial.
Segmentação em marketing político.
Marketing político e opinião pública.
A investigação em marketing político.
A comunicação política no seio do marketing: conceptualização e efeitos.
A comunicação política em campanha: o real, o virtual e a identidade.
Estudo de Caso: as eleições europeias de 2004 e de 2009.