Sociologia Política e Eleitoral: Atitudes e Comportamento Eleitoral
Edição: 3.ª
ISBN: 978-989-646-132-4
Coleção Manuais Pedagógicos
Os principais conceitos e teorias da sociologia política e eleitoral.
O manual Sociologia Política e Eleitoral apresenta uma súmula de problemas, conceitos e teorias principais do campo da sociologia política e eleitoral. Nesta 3.ª edição revista e atualizada, incluem-se novas abordagens e referências, continuando a dar-se destaque aos conceitos de opinião pública, cultura política, socialização política. A teorização em torno dos modelos sociológicos, da geografia eleitoral em especial, e dos modelos formais do comportamento eleitoral, foi atualizada e continua a ser central no plano dos modelos de estudo das atitudes e comportamento eleitoral.
Nos 3 primeiros capítulos identificam-se os conceitos de opinião pública, cultura política, socialização política, membros dos partidos e militantismo. Ainda no 3.º capítulo analisam-se as dimensões conceptuais do voto, o conceito de mobilização eleitoral distinguindo-se a mobilização espontânea da mobilização dirigida. Nos restantes capítulos descrevem-se os modelos explicativos do comportamento eleitoral.
Temas abordados:
– A importância sociopolítica da construção da opinião pública
– Cultura política, atitudes e comportamento eleitoral
– Socialização política, mobilização eleitoral e comportamento eleitoral
– Organização e estudo do comportamento eleitoral e evolução das sondagens
– Modelos clássicos do comportamento eleitoral
– Explicações sociológicas do comportamento eleitoral
Ficha informativa
- Edição
- 3.ª