Ciência Política: Estudo da Ordem e da Subversão

ISBN: 978-989-646-155-3

Coleção Manuais Pedagógicos

Com IVA

Fenómeno político é todo o acontecimento implicado na luta pela aquisição, manutenção, exercício, controlo e subversão do poder na sociedade.

Quantidade

Este livro tem, sobretudo, uma finalidade didática e académica: servir de manual de escolar para os alunos do ISCSP.

O objeto principal desta disciplina são as ciências políticas, no sentido amplo, o que significa que se tenha de ir buscar temas à História, Antropologia Cultural, à Sociologia Política, a algumas áreas do Direito Político, à Geopolítica, à Ecologia, à Psicologia Social. A Ciência Política realiza estudos profundos e aplicados de micropolítica ou de macropolítica, de ordem, de mudança e de subversão, de descrição e de compreensão, de análise e de síntese, factuais e prospetivos, de realidade e de virtualidade.

Trata-se de uma obra de natureza pedagógica, crítica e multidisciplinar, composta por quatro partes: a primeira tem como objetivo questões de metodologia e de ideologia das principais ciências dos fenómenos políticos; a segunda, que se apresenta como a síntese de aspetos essenciais da Teoria do Estado; a terceira desenvolve a Teoria da Subversão do Estado; e a quarta explana a evolução das Ideologias Políticas, desde as principais Teorias, às Doutrinas e às práticas respetivas com interesse para a atualidade.

Temas abordados:

Metodologia e Ideologia

• As ciências dos fenómenos políticos
  • Conceitos de método e de metodologia
  • Métodos específicos das ciências políticas

O Poder no Estado

• Introdução à teoria do estado
  • O poder como fenómeno político
  • O poder na sociedade política

A Subversão e o Estado

• Conceitos operacionais
  • Doutrinas e táticas da subversão