Ética em Comunicação

ISBN: 978-989-646-134-8

eBooks

A ética em Comunicação e em Relações Públicas

Aceda ao eBook gratuito no menu "Anexos".

Quantidade

Resultante do encontro entre docentes universitários, consultores de comunicação, jornalistas, dirigentes de associações profissionais de comunicação e estudantes universitários realizado pelo ISCSP (Universidade de Lisboa), em parceria com o Grupo de Trabalho de Comunicação Organizacional e Institucional da SOPCOM, a 28 de abril de 2017, esta publicação reúne reflexões de alguns participantes sobre desafios éticos que se colocam no ensino e na prática profissional. Estas reflexões incluem, entre outros, os seguintes temas: ensino da Ética em cursos de comunicação; códigos de ética, deontologia e conduta; desafios éticos no exercício das profissões da comunicação; o reconhecimento profissional, a acreditação e a responsabilidade social.

No primeiro artigo, Paulo Martins defende, com base na sua experiência enquanto docente e jornalista, que ensinar ética jornalística é refletir, questionar, problematizar. O autor sugere abordagens metodológicas para a capacitação dos estudantes, futuros profissionais de Jornalismo.

No segundo artigo, Paulo Martins e Andreia Guerreiro exploram os códigos deontológicos do Jornalismo num cenário de digitalização da produção noticiosa. Os autores defendem que o novo panorama justifica uma reflexão sobre o seu impacto no domínio da ética, com vista a preservar princípios como o rigor e a fiabilidade da informação.

No terceiro artigo, Gisela Gonçalves debate a ética das Relações Públicas à luz dos códigos de conduta cunhados pelas associações profissionais do setor em Portugal. Cabendo a Sónia Pedro Sebastião concretizar os desafios práticos da profissão de Relações Públicas, isto é, evidenciar exemplos de situações em que os desafios éticos são prementes.

No quinto artigo, Vasco Ribeiro reflete sobre a mentira na assessoria de imprensa, evidenciando quatro dimensões éticas para as fontes profissionais de informação.

O sexto e o sétimo artigos abordam a responsabilidade social no contexto da comunicação. Susana de Carvalho Spínola problematiza a necessidade de comunicação da responsabilidade social e a comunicação ética da mensagem social. Teresa Ruão e Sónia Melo da Silva refletem sobre a relação entre a comunicação, a ética e a responsabilidade social organizacional no contexto empresarial.

Finalmente, Mafalda Eiró-Gomes apresenta uma reflexão teórica sobre o pensamento Timothy Snyder na obra On Tyranny – twenty lessons from the twentieth century.

O livro encerra com as notas finais de Sónia Pedro Sebastião e César Neto, baseadas no encerramento do encontro sobre Ética em Comunicação.

Sobre os editores:

Sónia Pedro Sebastião é doutora em Ciências Sociais, na especialidade em Ciências da Comunicação. Professora Associada do ISCSP, investigadora integrada do CAPP/FCT. Divide os seus interesses de investigação pelas temáticas das Relações Públicas, Comunicação Estratégica, Cidadania e Participação.

Paulo Martins é doutor em Ciências Sociais, na especialidade de Ciências da Comunicação, pelo ISCSP-ULisboa, é professor auxiliar convidado na instituição e investigador do CAPP/FCT. Jornalista profissional desde 1983, concentra os seus interesses académicos no domínio da Ética e Deontologia.

Referências específicas