De um Novo Conceito de Desenvolvimento no Quadro da Economia Internacional
ISBN: 978-972-8726-98-0
Edições de A a Z
Com a publicação deste livro pretende-se aprofundar alguns aspectos da análise levada a cabo na tese de Doutoramento "Da Teoria da Relatividade Económica Aplicada à Economia Internacional e às Políticas de Cooperação”.
Em particular, procura-se explicar a necessidade de adequação da abordagem CDF a economias que apresentam aspectos muito particularizastes (pertencentes aos Palop), bem como a relevância do conceito de "Good Governance", conceito esse que se pretende associar a uma nova "dogmática".
Pretende-se, ainda, aprofundar a associação da Teoria dos Três Diamantes do Bem-Estar ao modelo das Vantagens Competitivas Dinâmicas.
Apresenta-se, uma vez mais, uma Proposta de Nova Política de Cooperação, considerando-se que a mesma deveria ser um instrumento relevante da Política de Internacionalização da Economia Portuguesa.
Aponta-se para um novo conceito de Índice de Desenvolvimento Humano Dinâmico e Sustentável e procura-se explicar a ausência de uma alternativa global e radicalizante ao capitalismo.
Salienta-se o reconhecimento das virtualidades do reformismo liberal-socializante, em articulação com o triângulo novo-Keynesianismo / pensamento Schumpeteriano / contribuições teóricas galbraithianas.
Por outro lado, avançou-se no sentido do estudo de dois conceitos inovadores, a saber, o do "síndroma despesista" e o do "comportamento FTL", tendo-se, ainda, procurado "sintonizar" alguns dos "bloqueamentos" com que se defronta o processo desenvolvimentista em Portugal, apresentando-se algumas propostas para a sua superação.