Droga no Prado: Estudo Numa Comunidade Rural

ISBN: 972-8726-68-6

Edições de A a Z

15,84 €
Com IVA
Quantidade

O consumo de drogas em Portugal no início dos anos 90, caracterizou-se pelo acesso fácil à heroína e aos derivados da cannabis e pelo aumento da oferta de cocaína. O consumo de cocaína aumentou sobretudo nas zonas urbanas, enquanto o consumo de haxixe e heroína atingiu tanto os centros urbanos do interior como as zonas rurais.

Este livro dá conta dos resultados de uma investigação sobre uma realidade ainda pouco estudada: o uso de drogas, contextualizado no quotidiano de vida da população de uma vila do interior centro de Portugal, aqui identificada sob o pseudónimo de Prado. A profundidade de análise obtida resulta de um exaustivo trabalho de campo, desenvolvido ao longo de quatro anos, envolvendo observação, entrevistas a informadores qualificados, inquéritos por questionário à população e o estudo de casos.

Os resultados obtidos possibilitaram a caracterização da vila estudada, no que concerne ao consumo de drogas, tabaco, bebidas alcoólicas, tranquilizantes e estimulantes e, ainda, dos contextos familiares, profissionais e de lazer em que o consumo de drogas ocorre.

No final do trabalho, é apresentada uma síntese da realidade sobre o consumo de drogas na comunidade e são sugeridas algumas medidas de intervenção, especialmente ao nível de uma campanha de informação sobre drogas.

9728726686

Referências específicas