- Novo

ISBN: 978-989-646-159-1
Edições de A a Z
Edição comemorativa por ocasião do centésimo aniversário do professor Adriano Moreira
De tempos a tempos a humanidade tem o privilégio de assistir ao nascimento de pessoas com a capacidade de se sobreporem à normalidade e influenciarem o curso da História.
Este livro não procura apresentar de forma exaustiva a longa e preenchida trajetória de vida do Professor Adriano Moreira, o que se constituiria numa tarefa hercúlea e redundante, por já estar amplamente tratado noutras obras. A estratégia adotada foi a de assumir como central a ligação desta personalidade a cada uma das instituições, tornando esta obra num testemunho para memória futura da dimensão académica e cultural do homenageado. Evidenciando o impacto que teve na história e desenvolvimento de cada uma destas instituições, através do recurso a testemunhos de quem com ele privou e da partilha de pequenos episódios, que ilustram a singularidade da sua pessoa e do seu legado.
Foi com este espírito que o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, que é a sua Escola e a sua casa académica, até pela coincidência dos seus 100 anos com os 116 anos do Instituto; o Estado Maior General das Forças Armadas, em reconhecimento do contributo para a formação das elites militares portuguesas, que o percecionam como um mestre; a Academia das Ciências de Lisboa, instituição que dirigiu e na qual deixou uma marca indelével; e a Sociedade de Geografia de Lisboa, instituição da qual é sócio há quase 70 anos e que dirigiu por uma década, se decidiram por este pequeno tributo conjunto, a propósito do seu centenário, que é uma parca retribuição face à grandeza do que o homenageado ao longo da vida lhes ofereceu.
Este “consórcio”, assumindo uma postura integradora, acolheu todas as instituições de natureza académica ou cultural que, cumprindo o critério de estarem profundamente ligadas ao percurso de vida do homenageado, manifestaram vontade de se associar. Nesse contexto, juntaram-se também a esta iniciativa, a Sociedade Histórica da Independência de Portugal, a Academia Internacional da Cultura Portuguesa e a Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa (CMP-LNP).