Estudos de Comunicação Política
ISBN: 978-989-646-018-1
Edições de A a Z
O livro Estudos de Comunicação Política tem como cenário político o espaço de campanha e pós-campanha eleitoral, de onde se destaca a análise de conteúdo de perto de 180 cartazes de eleições presidenciais em Portugal e em França. Esta linha-chave da investigação centra-se na análise de conteúdo do cartaz e do slogan enquanto veículos relevantes de comunicação política. Os debates televisivos dos candidatos a Presidente da República constituem outro dos enfoques de análise deste contributo. Analisam-se os alinhamentos dos conteúdos assim como as diferenças de comunicação entre canais televisivos. Em outra linha de estudo abre-se ainda espaço à análise de conteúdo dos discursos de tomada de posse dos diversos Presidentes da República portugueses, entre 1976 e 2006, procurando encontrar similitudes e diferenças, em termos de estratégia de construção desta relevante mensagem política para o país.
Esta obra assenta na convergência das áreas da comunicação política com a opinião pública, a cultura política e o comportamento eleitoral.