Estudos de Imagem

ISBN: 978-989-646-150-8

Coleção Manuais Pedagógicos

15,00 €
Com IVA

Ferramentas e instrumentos para o estudo da imagem.

Quantidade

O estudo e análise de imagens tem estado em grande desenvolvimento a partir da década de 1990 e sobretudo no século XXI, integrando programas de licenciatura na área das ciências da comunicação e da comunicação social e estendendo-se a outras disciplinas do ensino graduado, como do pós-graduado, que se focam na análise de materiais visuais.

Este manual incide, numa primeira parte, sobre as construções teóricas e conceptuais para introdução ao estudo da imagem, como forma de sustentáculo e entendimento dos principais fenómenos relacionados e abrangidos nesta matéria, para além de fornecer ferramentas analíticas e instrumentos de aplicação à análise de imagens, designadamente as veiculadas pelos media, como as imagens publicitárias, fotojornalísticas, televisivas e fílmicas. A segunda parte apresenta quatro casos concretos de aplicação metodológica e empírica destes conceitos e abordagens à análise de imagens mediáticas.

978-989-646-150-8

Referências específicas

Também poderá gostar